Questão de concurso 280 | |||||||||||||||||||||||||
1 . | (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) Sobre a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, conduzindo ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, é incorreto afirmar: | ||||||||||||||||||||||||
A) | É desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada. | ||||||||||||||||||||||||
B) | Os diplomas de cursos de educação profissional possuem validade nacional. | ||||||||||||||||||||||||
C) | Não é objeto de avaliação para reconhecimento e certificação para o prosseguimento e conclusão dos estudos, o conhecimento adquirido no ambiente de trabalho. | ||||||||||||||||||||||||
D) | O acesso à educação profissional abrange os matriculados ou egressos do ensino fundamental, médio e superior. | ||||||||||||||||||||||||
E) | Será desenvolvida em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 281 | |||||||||||||||||||||||||
2 . | (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) Em relação à educação especial, é incorreto afirmar: | ||||||||||||||||||||||||
A) | Modalidade de ensino oferecida unicamente em instituições privadas. | ||||||||||||||||||||||||
B) | A oferta é dever do Estado e abrange a faixa etária de zero a seis anos, durante a educação fundamental. | ||||||||||||||||||||||||
C) | As instituições privadas, sem fins lucrativos com atuação na educação especial, recebem apoio técnico e financeiro do Poder Púbico. | ||||||||||||||||||||||||
D) | Há necessidade de capacitação dos professores para atendimento em nível médio e superior. | ||||||||||||||||||||||||
E) | Há uma política inclusiva no sistema regular de ensino dos portadores de necessidades especiais. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 4846 | |||||||||||||||||||||||||
3 . | (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo as normas legais e infra-legais em vigor, somente é verdadeiro afirmar-se sobre a Educação Superior Brasileira que: | ||||||||||||||||||||||||
A) | todas as IES integram o Sistema Federal de Ensino. | ||||||||||||||||||||||||
B) | as Universidades integram o Sistema Federal, enquanto as Faculdades integram o Sistema Estadual. | ||||||||||||||||||||||||
C) | as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal, Estadual ou Municipal, segundo sua natureza específica. | ||||||||||||||||||||||||
D) | as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal ou Estadual, segundo sua natureza específica. | ||||||||||||||||||||||||
E) | somente as IES criadas e mantidas pela União integram o Sistema Federal de Ensino. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 4847 | |||||||||||||||||||||||||
4 . | (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) A partir da nova legislação, os Cursos de Graduação são classificados em Bacharelado Profissionalizante, Bacharelado Acadêmico e Licenciatura, PORQUE a nova estrutura do ensino superior pretende ser mais flexível, permitindo às IES maior liberdade para a organização de seus currículos e programas e, aos estudantes, a possibilidade de experimentar trajetórias próprias. A questão acima contém duas afirmações. Em relação a estas, assinale: | ||||||||||||||||||||||||
A) | se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. | ||||||||||||||||||||||||
B) | se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. | ||||||||||||||||||||||||
C) | se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. | ||||||||||||||||||||||||
D) | se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. | ||||||||||||||||||||||||
E) | se as duas afirmações são falsas. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 4848 | |||||||||||||||||||||||||
5 . | (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) No que diz respeito à carga horária dos cursos de Licenciatura, exceto na Pedagogia, é correto afirmar: | ||||||||||||||||||||||||
A) | Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 800 horas de estágios e 2.000 horas de conhecimentos teóricos. | ||||||||||||||||||||||||
B) | Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 400 horas de prática como componente curricular, 400 horas de estágios, 1.800 horas de conteúdos de natureza científico-cultural, e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais. | ||||||||||||||||||||||||
C) | Integralização de, no mínimo, 3.200 horas, com 800 horas de estágios, 2.000 horas de conteúdos científico-culturais e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais. | ||||||||||||||||||||||||
D) | Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 1.800 horas de conhecimentos teóricos, 800 horas de estágios e 200 horas de atividades flexíveis. | ||||||||||||||||||||||||
E) | Integralização de 3.200 horas, com 400 horas de prática como componente curricular, 400 horas de estágios, 2.000 horas de conteúdos de natureza científico-cultural e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 5152 | |||||||||||||||||||||||||
6 . | (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que: | ||||||||||||||||||||||||
A) | O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial. | ||||||||||||||||||||||||
B) | O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte. | ||||||||||||||||||||||||
C) | O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial. | ||||||||||||||||||||||||
D) | O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente,que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte. | ||||||||||||||||||||||||
E) | N.R.A. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 5153 | |||||||||||||||||||||||||
7 . | (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver essetempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. Aeducação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que: | ||||||||||||||||||||||||
A) | A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática. | ||||||||||||||||||||||||
B) | A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária. | ||||||||||||||||||||||||
C) | A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica. | ||||||||||||||||||||||||
D) | A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear. | ||||||||||||||||||||||||
E) | N.R.A. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 5172 | |||||||||||||||||||||||||
8 . | (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Um trabalhador da área de Metalurgia, com 20 anos de experiência em Soldagem, possui o Ensino Fundamental completo. Ele está interessado em realizar um curso técnico na sua área de atuação e, ao procurar informações sobre o curso, é informado de que os seus conhecimentos adquiridos no trabalho poderão ser certificados para prosseguimento ou conclusão de estudos, desde que | ||||||||||||||||||||||||
A) | sejam realizadas avaliações que reconheçam suas habilidades e competências adquiridas no trabalho. | ||||||||||||||||||||||||
B) | tenha a sua experiência profissional comprovada através da Carteira de Trabalho. | ||||||||||||||||||||||||
C) | apresente certificados de cursos de capacitação, realizados e promovidos pela empresa em que trabalha. | ||||||||||||||||||||||||
D) | seja dispensado de disciplinas e conteúdos pelos professores do curso através do reconhecimento da excelência da empresa em que trabalha. | ||||||||||||||||||||||||
E) | N.R.A. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 5173 | |||||||||||||||||||||||||
9 . | (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Numa escola de ensino médio e profissional, a área pedagógica pretende realizar eventos com o objetivo de refletir sobre o paradigma curricular vigente, buscando promover mudanças para um currículo integrado, contextualizado e interdisciplinar. Para que as atividades desenvolvidas sejam realizadas sob o enfoque crítico, as ações, mais pertinentes, a serem realizadas, são | ||||||||||||||||||||||||
A) | palestra sobre auto-estima e relato de experiência de professores com alunos que obtiveram resultados insatisfatórios em testes e provas. | ||||||||||||||||||||||||
B) | leitura de texto de periódicos especializados sobre técnicas de ensino e análise comparativa dos planos dos professores. | ||||||||||||||||||||||||
C) | promoção de reflexões sobre cultura escolar e estruturação curricular e mudanças e ajustes dos planos de ensino. | ||||||||||||||||||||||||
D) | discussão nos conselhos de classe e elaboração de intervenções para alunos com dificuldades de aprendizagem. | ||||||||||||||||||||||||
E) | N.R.A. | ||||||||||||||||||||||||
Questão de concurso 5174 | |||||||||||||||||||||||||
10 . | (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, saber operar um microcomputador é condição de empregabilidade. Nessa perspectiva, as instituições de ensino médio e profissional têm buscado a criação de laboratórios de informática e incentivado seus professores e alunos a reconhecerem a informática como ferramenta para novas estratégicas de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento, nas diversas áreas. Considerando a organização curricular da Base Nacional Comum do Ensino Médio, a qual divide os conteúdos de ensino em grandes áreas, a área em que a informática está inserida é: | ||||||||||||||||||||||||
A) | Linguagens, Códigos e suas tecnologias. | ||||||||||||||||||||||||
B) | Ciências de Natureza, Matemática e suas tecnologias. | ||||||||||||||||||||||||
C) | Ciências Humanas de suas tecnologias. | ||||||||||||||||||||||||
D) | Temas transversais, a serem tratados por meio de projetos. | ||||||||||||||||||||||||
E) | N.R.A. | GABARITO: | 1C | 2A 3D 4A 5B 6D 7B 8A 9C 10A | |||||||||||||||||||||
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." ( Paulo Freire )
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Simulado LDB 9394/96
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2 comentários:
muito bom obg!
michellephn.blogspot.com
a QUESTÃO 02 ENCONTRA-SE COM ERRO, POIS NÃO É NO ENSINO FUNDAMENTAL, É NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
3º A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
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