quinta-feira, 19 de maio de 2011

Simulado LDB 9394/96

Questão de concurso 280
1 . (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) Sobre a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, conduzindo ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, é incorreto afirmar:
A)  É desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada.
 
B)  Os diplomas de cursos de educação profissional possuem validade nacional.
 
C)  Não é objeto de avaliação para reconhecimento e certificação para o prosseguimento e conclusão dos estudos, o conhecimento adquirido no ambiente de trabalho.
 
D)  O acesso à educação profissional abrange os matriculados ou egressos do ensino fundamental, médio e superior.
 
E)  Será desenvolvida em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
 
       
Questão de concurso 281
2 . (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) Em relação à educação especial, é incorreto afirmar:
A)  Modalidade de ensino oferecida unicamente em instituições privadas.
 
B)  A oferta é dever do Estado e abrange a faixa etária de zero a seis anos, durante a educação fundamental.
 
C)  As instituições privadas, sem fins lucrativos com atuação na educação especial, recebem apoio técnico e financeiro do Poder Púbico.
 
D)  Há necessidade de capacitação dos professores para atendimento em nível médio e superior.
 
E)  Há uma política inclusiva no sistema regular de ensino dos portadores de necessidades especiais.
 
       
Questão de concurso 4846
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo as normas legais e infra-legais em vigor, somente é verdadeiro afirmar-se sobre a Educação Superior Brasileira que:
A)  todas as IES integram o Sistema Federal de Ensino.
 
B)  as Universidades integram o Sistema Federal, enquanto as Faculdades integram o Sistema Estadual.
 
C)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal, Estadual ou Municipal, segundo sua natureza específica.
 
D)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal ou Estadual, segundo sua natureza específica.
 
E)  somente as IES criadas e mantidas pela União integram o Sistema Federal de Ensino.
 
       
Questão de concurso 4847
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) A partir da nova legislação, os Cursos de Graduação são classificados em Bacharelado Profissionalizante, Bacharelado Acadêmico e Licenciatura, PORQUE a nova estrutura do ensino superior pretende ser mais flexível, permitindo às IES maior liberdade para a organização de seus currículos e programas e, aos estudantes, a possibilidade de experimentar trajetórias próprias. A questão acima contém duas afirmações. Em relação a estas, assinale:
A)  se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
 
B)  se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
 
C)  se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
 
D)  se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
 
E)  se as duas afirmações são falsas.
 
       
Questão de concurso 4848
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) No que diz respeito à carga horária dos cursos de Licenciatura, exceto na Pedagogia, é correto afirmar:
A)  Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 800 horas de estágios e 2.000 horas de conhecimentos teóricos.
 
B)  Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 400 horas de prática como componente curricular, 400 horas de estágios, 1.800 horas de conteúdos de natureza científico-cultural, e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.
 
C)  Integralização de, no mínimo, 3.200 horas, com 800 horas de estágios, 2.000 horas de conteúdos científico-culturais e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.
 
D)  Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 1.800 horas de conhecimentos teóricos, 800 horas de estágios e 200 horas de atividades flexíveis.
 
E)  Integralização de 3.200 horas, com 400 horas de prática como componente curricular, 400 horas de estágios, 2.000 horas de conteúdos de natureza científico-cultural e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.
 
       
Questão de concurso 5152
6 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:
A)  O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.
 
B)  O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.
 
C)  O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.
 
D)  O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente,que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5153
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver essetempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. Aeducação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:
A)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
 
B)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
 
C)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
 
D)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5172
8 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Um trabalhador da área de Metalurgia, com 20 anos de experiência em Soldagem, possui o Ensino Fundamental completo. Ele está interessado em realizar um curso técnico na sua área de atuação e, ao procurar informações sobre o curso, é informado de que os seus conhecimentos adquiridos no trabalho poderão ser certificados para prosseguimento ou conclusão de estudos, desde que
A)  sejam realizadas avaliações que reconheçam suas habilidades e competências adquiridas no trabalho.
 
B)  tenha a sua experiência profissional comprovada através da Carteira de Trabalho.
 
C)  apresente certificados de cursos de capacitação, realizados e promovidos pela empresa em que trabalha.
 
D)  seja dispensado de disciplinas e conteúdos pelos professores do curso através do reconhecimento da excelência da empresa em que trabalha.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5173
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Numa escola de ensino médio e profissional, a área pedagógica pretende realizar eventos com o objetivo de refletir sobre o paradigma curricular vigente, buscando promover mudanças para um currículo integrado, contextualizado e interdisciplinar. Para que as atividades desenvolvidas sejam realizadas sob o enfoque crítico, as ações, mais pertinentes, a serem realizadas, são
A)  palestra sobre auto-estima e relato de experiência de professores com alunos que obtiveram resultados insatisfatórios em testes e provas.
 
B)  leitura de texto de periódicos especializados sobre técnicas de ensino e análise comparativa dos planos dos professores.
 
C)  promoção de reflexões sobre cultura escolar e estruturação curricular e mudanças e ajustes dos planos de ensino.
 
D)  discussão nos conselhos de classe e elaboração de intervenções para alunos com dificuldades de aprendizagem.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5174
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, saber operar um microcomputador é condição de empregabilidade. Nessa perspectiva, as instituições de ensino médio e profissional têm buscado a criação de laboratórios de informática e incentivado seus professores e alunos a reconhecerem a informática como ferramenta para novas estratégicas de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento, nas diversas áreas. Considerando a organização curricular da Base Nacional Comum do Ensino Médio, a qual divide os conteúdos de ensino em grandes áreas, a área em que a informática está inserida é:
A)  Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
 
B)  Ciências de Natureza, Matemática e suas tecnologias.
 
C)  Ciências Humanas de suas tecnologias.
 
D)  Temas transversais, a serem tratados por meio de projetos.
 
E)  N.R.A.  GABARITO:    1C   2A 3D 4A 5B  6D 7B 8A 9C 10A



    
 
       

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom obg!
michellephn.blogspot.com