terça-feira, 8 de novembro de 2011



AMORIM, Antônio. Escola Uma ORGANIZAÇÃO Complexa e Plural. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Editora Viena, 2007.



Este é um livro que aborda uma discussão recente e relevante sobre a importância da Escola nos dias atuais, os conflitos coletivos enfrentados por essa instituição e as transformações ocorridas dentro dela nos últimos séculos. Através de uma linguagem bastante clara e acessível Amorim esclarece questões como o sentido social, científico e cultural da escola, discorre sobre a complexidade dessa organização, além de destacar a missão dessa organização e as crenças existentes à esse respeito.
 A  escola enquanto instituição social  recebe diversas atribuições a cerca de seu papel, sua missão. Desta forma a escola torna-se muitas vezes conservadora, por negar a inserção de discussões que emergem socialmente. Liberal, por receber e atender a todos independente de cor de pele, classe social, crença, deficiência e Progressista por apresentar um discurso de mudança econômica, ascensão social e melhoria muito fortes em seu bojo.
Diste disso, percebemos que a escola está sem foco, e em uma profunda contradição de papéis.
Segundo (Freitaig, 1998, Gadotti, 1997)  Quando falamos de escola , da sua missão e de suas crenças, estamos de fato procurando revelar um lado criativo
 E complexo. Esse mundo de complexidade se inicia na construção de sua própria identidade, havendo a necessidade de questionar sempre qual é de fato a sua verdadeira função para consolidar o desenvolvimento da sociedade.
O educador ( Ivan Illich, 1974) defendia a mais de três décadas atrás o fim da escola na sociedade. Ao analisar esse fato acreditamos que seria uma atitude um tanto radical, o que deveria acontecer com essa organização seria uma reforma, uma maior integração com os inúmeros problemas que desaguam em   seu interior, além da profissionalização dos seus agentes , criação de um currículo conivente com a realidade,  e um conjunto de medidas em todos os setores organizacionais.
A discussão central do livro parte de uma só direção: A escola é um espaço  que promove o ensino e a aprendizagem, precisando estar organizada e bem administrada para cumprir sua missão e rever suas crenças sociais em torno dessa missão.
A  impressão que temos por  vezes é de que o milagre do mundo seria a escola, a sociedade encontra-se em crise em seus diversos âmbitos, como uma instituição criada com o intuito de transmitir o conhecimento acumulado através da cultura dos povos com o passar dos anos, pode dar conta de solucionar e fechar todas essas lacunas?
Sabemos que o maior problema da escola hoje é a falta de foco, ou seja, um  papel definido para que com isso torne-se claro também seu propósito.
Com o aparecimento de diferentes visões de mundo em detrimento de discussões atuais, a escola questiona seu papel em um mundo globalizado onde é cada vez crescimento econômico, desigualdade social entre outros aspectos, nasce daí a necessidade gritante da criação de uma escola democrática que insira a comunidade e discuta os problemas existentes nela, focando a aprendizagem e melhoria dos educandos. Para que seja criada essa nova ideia de escola é imprescindível que haja a participação de todos que fazem parte direto ou indiretamente da escola.
O autor faz uma citação de (Balibar,1992, Capra, 1997) que em suas palavras afirma que a escola tem uma marca muito profunda na condução do desenvolvimento da sociedade. Por isso o seu sentido social é atualmente mais visível, diante as questões levantadas pelo processo de globalização da economia, pela explosão demográfica, pela degradação ambiental e cultural em que todos os membros da sociedade atualmente estão mergulhados. 
Com a emergência de soluções sociais a esses problemas citados, a escola é cada vez mais acessada e solicitada, porém, alguns desses problemas sociais que são de caráter urbano deveriam ser tratados mais atentamente pelos governantes que deixam a mercê de informações a sociedade, que não tendo a quem cobrar, acredita que é papel também das escolas.
Concordamos com Amorim quando ele se remete a psicologia social que nos ensina com muita propriedade que é através da vivência em diferentes e complexos agrupamentos sociais  que cada indivíduo se apropria do conhecimento total e da prática material , sendo uma das características mais marcantes do ser humano:  Seu viver permanente junto a sociedade. Essa afirmação traz a reflexão sobre a importância do currículo voltado para a realidade e da abertura do espaço escolar para a vida do aluno, levando em conta a pluralidade e disparidades existentes nesse contexto.
Um exemplo claro da desvalorização cultural e da afirmação de uma cultura sobre a outra, são os livros didáticos que trazem uma realidade cultural e social totalmente diferente da vivenciada na maioria das escolas públicas.
            A missão principal de uma organização é o motor que impulsiona a convivência coletiva e a produção de uma cultura grupal. Afirma (Aguirre 1997). Ao que uma organização se propõe torna o que as pessoas veem através de seus muros.
Já sabemos que desde o primeiro momento em que os povos primitivos sentiram a necessidade de definir uma forma mais dinâmica de transmissão de conhecimentos específicos, a escola também surge como um lugar e com uma necessidade concreta para que os grupos pudessem transmitir o conhecimento acumulado, ou seja a escola surge inicialmente com uma missão especifica transmitir para grupos específicos a cultura antepassada.
O acesso a instituição escolar para muitos tem sido sinônimo de facilidade de acesso a nova sociedade mundializada que está se formando via internet, via meios de comunicação. (Dupas, 2000)  Existe a ideia de que com o acesso a educação formal portas como: inclusão social e acesso a emprego serão abertas, isso mostra-nos que apesar dos erros que a escola tem cometido ela ainda  tida como um espaço de possibilidades de transformação.
“É nessa aldeia global tensa excludente que a escola se situa: Na tensão entre a competição e a igualdade de oportunidades” (Didonet, 1998, p 45)
Antonio traz essa citação muito coerente no que desrespeita a condição da escola hoje, existe uma certa controvérsia em seus papeis, como uma instituição pode educar para a cidadania, pregando a igualdade e ao mesmo tempo educar para a competitividade do mundo capitalista?
Amorim traz uma reflexão pertinente a respeito do currículo, das metodologias de ensino e das propostas pedagógicas, ele mostra-nos que nossas instituições convivem ainda com ideias conservadoras, tradicionais , que inibem as mudanças rumo ao futuro.
Essa é uma das causas da escola permanecer em desajuste com a modernidade, existe uma concepção de escola calcada no tradicionalismo que precisa abrir espaço para a escola do futuro.
São muitas as experiências internacionais em torno da questão da missão da escola. No Chile, a missão da escola é vista como a própria filosofia da escola, com valores compartidos por professores e dirigentes que irão traduzir os objetivos da instituição para com sua clientela. São metas a serem atingidas de maneira concisa e compartidas por todos os seguimentos que fazem parte da escola( MINISTÉRIO DE LÁ EDUCACION, 1998)
A proposta do Chile é muito interessante pois coloca como prioridade para a elaboração da missão da escola o contato com a clientela , as metas tornam-se mais diretas e específicas.
A comunidade  Europeia deseja que a escola e a educação tenham uma missão que ultrapassem a sala de aula. Interfira na conversão da economia para torna-la mais competitiva e dinâmica na medida em que o conhecimento é bem trabalhado. Concordamos plenamente com a afirmação trazida por Amorim quando diz que o sistema educacional pode sim ser vinculado a formação de uma economia, porém sem descartar sua importância na promoção cultural da sociedade. Em uma sociedade mais coesa, com mais conhecimento a economia recebe também seus benefícios.
A Escola Canadense parte de três áreas básicas: Missão instrutora, socializadora e qualificadora. Esses aspectos reafirmam o compromisso com a democracia mostrando a importância nessa concepção de elevação da cidadania tão importantes nos dias de hoje.
Missão de transgredir, considerar que os conteúdos estão em mutação constante, levando em consideração a virtualidade, o mundo pós-moderno e o desenvolvimento constante de novos valores e concepções. Na missão de acabar com os dogmas a escola deve desvincula-se de antigas concepções e dogmas tradicionais. Missão à luz das tendências educativas , na abordagem tradicional a escola tem a missão exclusiva de realizar a educação através de um único e afinado processo de transmissão de conhecimento à sociedade.  Cabe a escola nesse momento nada mais que transmitir conteúdos selecionados previamente sem nenhum tipo de aprofundamento ou discussões criticas a esse espeito. No comportamentalismo a escola tem o papel de manter, conservar e alterar na medida do possível, esses padrões de comportamentos já existentes. Já na tendência humanista , o ensino é centrado no aluno. A escola teria como missão fundamental promover a autonomia do aluno.  Na abordagem sócio- cultural influenciada pelo método de Freire a escola ganha força e tem a missão de promover mudanças sociais, atuando no desenvolvimento consciente do indivíduo que faz patê de um contexto histórico.
Missão democrática, cabe muito ao professor enquanto educador internacionalizar essa concepção na escola, ajudando o aluno a bucar uma melhor compreensão de do seu contexto social, atendendo as diferenças individuais  e respeitando o potencial educativo e histórico de cada um.
A Missão ética da escola deve ser atentar-se para o combate permanente do preconceito e da discriminação com ajuda de um trabalho intelectual junto à comunidade.
Missão de Construir o futuro, Atentar-se a importância da escola, e a importância do investimento em estudos. Construir novos caminhos para a consolidação de novos conhecimentos.
Missão dialógica, levar em conta os modelos educacionais anteriores as contribuições e erros trazidos por eles, dialogando com o modelo moderno e com o que futuramente será construído.
Missão inovadora, a escola tem uma função de mudança permanente , inovação e criação de novas concepções e propostas educativas.
Missão de reconstruir o conhecimento, a escola tem aqui o papel de instigar o aluno a refletir sobre o que vê e ouve, fazendo com que esses tornem-se mais livres na maneira de pensar, mais críticos e politizados.
Missão de buscar a excelência Educacional,  a busca constante e ativa de uma escola qualificada, onde haja cooperação coletiva, e as expectativas socias  possam ser respondidas em maior grau.
Missão de utilizar a tecnologia da informação, utilizar as tecnologias a favor da aprendizagem, buscando aulas e conteúdos mais dinâmicos e atrativos.
A escola de hoje como afirma o autor vive mergulhada em dúvidas e conflitos Por isso a intenção dos estudos nessa área buscam clarear as expectativas futuras em torno das instituições educacionais. A análise feita por Amorim é muito pertinente, pois é só através do estudo e da analise profunda dos problemas presentes na escola de hoje que se pode pensar na escola do futuro.
Como vivências humanas as crenças são muito presentes nas instituições escolares. Neste sentido é que a escola deve pensar a crença a ser trabalhada por seu conjunto orgânico: administradores, docente alunos e funcionários.
A ideia de escola deve ser formulada, pensada e posta em práticos de dentro da instituição para fora, ao ponto que os funcionários engajados em uma causa se proponham a seguir os objetivos elaborados em conjunto para a melhoria da imagem, crença e missão da instituição.
As crenças são estruturas que atuam em nosso pensamento e fazem parte de um processo de aprendizagem humana. Na verdade elas são expectativas, predições subjetivas idealizadas por indivíduos ou grupos sociais. (González, 1989) Como afirma González as crenças muitas vezes já existem no imaginário das pessoas, mas essas podem ou não serem verdadeiras, o ideal seria, portanto, a instituição trabalhar esses valores através de um dialogo construtivo.
            A Escola de hoje precisa preocupar-se  com a autonomia do aluno, preocupando-se em dar suporte tanto ao aspecto moral quanto ao intelectual do indivíduo,  o pensamento crítico deve ser estimulado, e habilidade nas várias esferas da vida social.
            Essa instituição tem em seu caráter intrínseco o sentido de pluralidade, o que diz respeito ao professor e toda a comunidade escolar a mediação necessária no caso de discriminação, preconceito de qualquer espécie,  como cita( Toffler, 1980) É preciso adotar valores compartilhados que promovam a responsabilidade de todos os segmentos da es escola, em torno da consolidação da missão da instituição, que passa inevitavelmente pela construção da tão sonhada escola do futuro.

Suellen Lima Sales
Universidade do Estado da Bahia-Uneb
Campus XI Serrinha Bahia
Pedagogia Docência e Gestão

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