AMORIM,
Antônio. Escola Uma ORGANIZAÇÃO Complexa e Plural. Santa Cruz do Rio Pardo, SP:
Editora Viena, 2007.
Este
é um livro que aborda uma discussão recente e relevante sobre a importância da
Escola nos dias atuais, os conflitos coletivos enfrentados por essa instituição
e as transformações ocorridas dentro dela nos últimos séculos. Através de uma
linguagem bastante clara e acessível Amorim esclarece questões como o sentido
social, científico e cultural da escola, discorre sobre a complexidade dessa
organização, além de destacar a missão dessa organização e as crenças
existentes à esse respeito.
A
escola enquanto instituição social
recebe diversas atribuições a cerca de seu papel, sua missão. Desta
forma a escola torna-se muitas vezes conservadora, por negar a inserção de
discussões que emergem socialmente. Liberal, por receber e atender a todos
independente de cor de pele, classe social, crença, deficiência e Progressista
por apresentar um discurso de mudança econômica, ascensão social e melhoria
muito fortes em seu bojo.
Diste
disso, percebemos que a escola está sem foco, e em uma profunda contradição de
papéis.
Segundo
(Freitaig, 1998, Gadotti, 1997) Quando
falamos de escola , da sua missão e de suas crenças, estamos de fato procurando
revelar um lado criativo
E complexo. Esse mundo de complexidade se
inicia na construção de sua própria identidade, havendo a necessidade de
questionar sempre qual é de fato a sua verdadeira função para consolidar o
desenvolvimento da sociedade.
O
educador ( Ivan Illich, 1974) defendia a mais de três décadas atrás o fim da
escola na sociedade. Ao analisar esse fato acreditamos que seria uma atitude um
tanto radical, o que deveria acontecer com essa organização seria uma reforma,
uma maior integração com os inúmeros problemas que desaguam em seu interior, além da profissionalização dos
seus agentes , criação de um currículo conivente com a realidade, e um conjunto de medidas em todos os setores
organizacionais.
A
discussão central do livro parte de uma só direção: A escola é um espaço que promove o ensino e a aprendizagem,
precisando estar organizada e bem administrada para cumprir sua missão e rever
suas crenças sociais em torno dessa missão.
A impressão que temos por vezes é de que o milagre do mundo seria a
escola, a sociedade encontra-se em crise em seus diversos âmbitos, como uma
instituição criada com o intuito de transmitir o conhecimento acumulado através
da cultura dos povos com o passar dos anos, pode dar conta de solucionar e
fechar todas essas lacunas?
Sabemos
que o maior problema da escola hoje é a falta de foco, ou seja, um papel definido para que com isso torne-se
claro também seu propósito.
Com
o aparecimento de diferentes visões de mundo em detrimento de discussões
atuais, a escola questiona seu papel em um mundo globalizado onde é cada vez
crescimento econômico, desigualdade social entre outros aspectos, nasce daí a
necessidade gritante da criação de uma escola democrática que insira a
comunidade e discuta os problemas existentes nela, focando a aprendizagem e
melhoria dos educandos. Para que seja criada essa nova ideia de escola é
imprescindível que haja a participação de todos que fazem parte direto ou
indiretamente da escola.
O
autor faz uma citação de (Balibar,1992, Capra, 1997) que em suas palavras
afirma que a escola tem uma marca muito profunda na condução do desenvolvimento
da sociedade. Por isso o seu sentido social é atualmente mais visível, diante
as questões levantadas pelo processo de globalização da economia, pela explosão
demográfica, pela degradação ambiental e cultural em que todos os membros da
sociedade atualmente estão mergulhados.
Com
a emergência de soluções sociais a esses problemas citados, a escola é cada vez
mais acessada e solicitada, porém, alguns desses problemas sociais que são de
caráter urbano deveriam ser tratados mais atentamente pelos governantes que
deixam a mercê de informações a sociedade, que não tendo a quem cobrar,
acredita que é papel também das escolas.
Concordamos
com Amorim quando ele se remete a psicologia social que nos ensina com muita
propriedade que é através da vivência em diferentes e complexos agrupamentos
sociais que cada indivíduo se apropria
do conhecimento total e da prática material , sendo uma das características
mais marcantes do ser humano: Seu viver
permanente junto a sociedade. Essa afirmação traz a reflexão sobre a
importância do currículo voltado para a realidade e da abertura do espaço
escolar para a vida do aluno, levando em conta a pluralidade e disparidades
existentes nesse contexto.
Um
exemplo claro da desvalorização cultural e da afirmação de uma cultura sobre a
outra, são os livros didáticos que trazem uma realidade cultural e social
totalmente diferente da vivenciada na maioria das escolas públicas.
A missão principal de uma
organização é o motor que impulsiona a convivência coletiva e a produção de uma
cultura grupal. Afirma (Aguirre 1997). Ao que uma organização se propõe torna o
que as pessoas veem através de seus muros.
Já
sabemos que desde o primeiro momento em que os povos primitivos sentiram a
necessidade de definir uma forma mais dinâmica de transmissão de conhecimentos
específicos, a escola também surge como um lugar e com uma necessidade concreta
para que os grupos pudessem transmitir o conhecimento acumulado, ou seja a
escola surge inicialmente com uma missão especifica transmitir para grupos
específicos a cultura antepassada.
O
acesso a instituição escolar para muitos tem sido sinônimo de facilidade de
acesso a nova sociedade mundializada que está se formando via internet, via meios
de comunicação. (Dupas, 2000) Existe a
ideia de que com o acesso a educação formal portas como: inclusão social e
acesso a emprego serão abertas, isso mostra-nos que apesar dos erros que a
escola tem cometido ela ainda tida como
um espaço de possibilidades de transformação.
“É nessa aldeia global tensa excludente que a escola se
situa: Na tensão entre a competição e a igualdade de oportunidades” (Didonet,
1998, p 45)
Antonio
traz essa citação muito coerente no que desrespeita a condição da escola hoje,
existe uma certa controvérsia em seus papeis, como uma instituição pode educar
para a cidadania, pregando a igualdade e ao mesmo tempo educar para a
competitividade do mundo capitalista?
Amorim
traz uma reflexão pertinente a respeito do currículo, das metodologias de
ensino e das propostas pedagógicas, ele mostra-nos que nossas instituições
convivem ainda com ideias conservadoras, tradicionais , que inibem as mudanças
rumo ao futuro.
Essa
é uma das causas da escola permanecer em desajuste com a modernidade, existe
uma concepção de escola calcada no tradicionalismo que precisa abrir espaço
para a escola do futuro.
São
muitas as experiências internacionais em torno da questão da missão da escola.
No Chile, a missão da escola é vista como a própria filosofia da escola, com
valores compartidos por professores e dirigentes que irão traduzir os objetivos
da instituição para com sua clientela. São metas a serem atingidas de maneira
concisa e compartidas por todos os seguimentos que fazem parte da escola(
MINISTÉRIO DE LÁ EDUCACION, 1998)
A
proposta do Chile é muito interessante pois coloca como prioridade para a
elaboração da missão da escola o contato com a clientela , as metas tornam-se
mais diretas e específicas.
A comunidade
Europeia deseja que a escola e a educação tenham uma missão que
ultrapassem a sala de aula. Interfira na conversão da economia para torna-la
mais competitiva e dinâmica na medida em que o conhecimento é bem trabalhado.
Concordamos plenamente com a afirmação trazida por Amorim quando diz que o
sistema educacional pode sim ser vinculado a formação de uma economia, porém
sem descartar sua importância na promoção cultural da sociedade. Em uma
sociedade mais coesa, com mais conhecimento a economia recebe também seus
benefícios.
A Escola Canadense parte de três áreas básicas: Missão
instrutora, socializadora e qualificadora. Esses aspectos reafirmam o
compromisso com a democracia mostrando a importância nessa concepção de
elevação da cidadania tão importantes nos dias de hoje.
Missão de transgredir, considerar que os conteúdos estão
em mutação constante, levando em consideração a virtualidade, o mundo
pós-moderno e o desenvolvimento constante de novos valores e concepções. Na
missão de acabar com os dogmas a escola deve desvincula-se de antigas
concepções e dogmas tradicionais. Missão à luz das tendências educativas , na
abordagem tradicional a escola tem a missão exclusiva de realizar a educação
através de um único e afinado processo de transmissão de conhecimento à
sociedade. Cabe a escola nesse momento
nada mais que transmitir conteúdos selecionados previamente sem nenhum tipo de
aprofundamento ou discussões criticas a esse espeito. No comportamentalismo a
escola tem o papel de manter, conservar e alterar na medida do possível, esses
padrões de comportamentos já existentes. Já na tendência humanista , o ensino é
centrado no aluno. A escola teria como missão fundamental promover a autonomia do
aluno. Na abordagem sócio- cultural
influenciada pelo método de Freire a escola ganha força e tem a missão de
promover mudanças sociais, atuando no desenvolvimento consciente do indivíduo
que faz patê de um contexto histórico.
Missão democrática, cabe muito ao professor enquanto
educador internacionalizar essa concepção na escola, ajudando o aluno a bucar
uma melhor compreensão de do seu contexto social, atendendo as diferenças
individuais e respeitando o potencial
educativo e histórico de cada um.
A Missão ética da escola deve ser atentar-se para o
combate permanente do preconceito e da discriminação com ajuda de um trabalho
intelectual junto à comunidade.
Missão de Construir o futuro, Atentar-se a importância da
escola, e a importância do investimento em estudos. Construir novos caminhos
para a consolidação de novos conhecimentos.
Missão dialógica, levar em conta os modelos educacionais
anteriores as contribuições e erros trazidos por eles, dialogando com o modelo
moderno e com o que futuramente será construído.
Missão inovadora, a escola tem uma função de mudança
permanente , inovação e criação de novas concepções e propostas educativas.
Missão de reconstruir o conhecimento, a escola tem aqui o
papel de instigar o aluno a refletir sobre o que vê e ouve, fazendo com que
esses tornem-se mais livres na maneira de pensar, mais críticos e politizados.
Missão de buscar a excelência Educacional, a busca constante e ativa de uma escola
qualificada, onde haja cooperação coletiva, e as expectativas socias possam ser respondidas em maior grau.
Missão de utilizar a tecnologia da informação, utilizar
as tecnologias a favor da aprendizagem, buscando aulas e conteúdos mais
dinâmicos e atrativos.
A escola de hoje como afirma o autor vive mergulhada em
dúvidas e conflitos Por isso a intenção dos estudos nessa área buscam clarear
as expectativas futuras em torno das instituições educacionais. A análise feita
por Amorim é muito pertinente, pois é só através do estudo e da analise
profunda dos problemas presentes na escola de hoje que se pode pensar na escola
do futuro.
Como vivências humanas as crenças são muito presentes nas
instituições escolares. Neste sentido é que a escola deve pensar a crença a ser
trabalhada por seu conjunto orgânico: administradores, docente alunos e
funcionários.
A ideia de escola deve ser formulada, pensada e posta em
práticos de dentro da instituição para fora, ao ponto que os funcionários
engajados em uma causa se proponham a seguir os objetivos elaborados em
conjunto para a melhoria da imagem, crença e missão da instituição.
As
crenças são estruturas que atuam em nosso pensamento e fazem parte de um
processo de aprendizagem humana. Na verdade elas são expectativas, predições
subjetivas idealizadas por indivíduos ou grupos sociais. (González, 1989) Como
afirma González as crenças muitas vezes já existem no imaginário das pessoas,
mas essas podem ou não serem verdadeiras, o ideal seria, portanto, a
instituição trabalhar esses valores através de um dialogo construtivo.
A Escola de hoje precisa preocupar-se com a autonomia do aluno, preocupando-se em
dar suporte tanto ao aspecto moral quanto ao intelectual do indivíduo, o pensamento crítico deve ser estimulado, e
habilidade nas várias esferas da vida social.
Essa instituição tem em seu caráter
intrínseco o sentido de pluralidade, o que diz respeito ao professor e toda a
comunidade escolar a mediação necessária no caso de discriminação, preconceito
de qualquer espécie, como cita( Toffler,
1980) É preciso adotar valores compartilhados que promovam a responsabilidade
de todos os segmentos da es escola, em torno da consolidação da missão da
instituição, que passa inevitavelmente pela construção da tão sonhada escola do
futuro.
Suellen Lima Sales
Universidade do Estado da Bahia-Uneb
Campus XI Serrinha Bahia
Pedagogia Docência e Gestão
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